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Entrada de Santos: Novas galerias serão implantadas para evitar alagamentos na região

Publicado em 29 de out de 2019 às 14:00

Para a realização dos trabalhos, marginal direita da via ficará totalmente bloqueada por aproximadamente um mês 

 

Um das principais queixas dos moradores da Alemoa e outros bairros próximos, que aguarda solução há décadas, começará a ser tratada nesta quarta-feira (30), com o início das obras de drenagem do córrego do Sapateiro. A instalação de duas novas galerias pela Ecovias, que em breve irão se conectar ao projeto de drenagem previsto pela prefeitura, evitarão alagamentos e outros transtornos na região.

 

Para realização dos trabalhos, a partir de quarta-feira (30), por volta de 13h, a pista marginal direita da Via Anchieta será bloqueada totalmente na altura do km 64, por aproximadamente um mês. Neste período, o tráfego em direção à capital e em direção ao litoral fluirá normalmente pelas pistas centrais da rodovia. 

  

A melhoria está dentro da programação das obras da Nova Entrada de Santos, cujos trabalhos, sob responsabilidade da Ecovias e regulados pela Artesp, já estão 60% concluídos.

 

Balanço

 

O viaduto Anchieta, o primeiro dos três previstos para serem erguidos na região, já está com quase 100% da estrutura concluída e a previsão é que seja liberado para o tráfego no mês que vem.

Já o segundo viaduto, o Piratininga, está com 70% de sua estrutura pronta. E o terceiro e último viaduto a ser construído, o Alemoa, já está com 60% dos trabalhos prontos. 

 

Além disso, a passarela do km 62, cuja implantação foi iniciada no mês de julho, já conta com mais 90% dos trabalhos concluídos e a entrega também está prevista para acontecer em 2019.

 

 

Entrada de Santos

 

Com investimentos de R$ 270 milhões, a entrada de Santos está sendo totalmente remodelada entre o km 59 e km 65 da rodovia Anchieta, para que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo do porto se dê pelas pistas laterais. Para isso, a via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, será adaptada para funcionar apenas no sentido do Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER, será adequada para operar apenas na direção da capital.

 

As obras preveem ainda a construção de três viadutos, nos km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos e a implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350, em substituição às existentes nestes locais.

 

A nova configuração elimina os conflitos viários existentes atualmente, melhora o acesso da via Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumenta a capacidade de tráfego na região e oferece mais segurança viária aos usuários da rodovia.